Atualizado em 09 de novembro

II ENESCjr-BA – Empreendedorismo, Ética e Liderança: O Papel do CREAjr-BA na formação dos futuros profissionais

O II Encontro Estadual do CREAjr-BA aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de outubro na FTC na Feira de Santana. O evento voltado para colaboradores (as) do programa teve seu primeiro dia aberto também para associados (as), uma novidade das novidades do II ENESCjr-BA. Para comandar a festa, Janaína Leal – membra da Comissão Consultiva da gestão atual – foi convidada para apresentar os três dias do evento, carinhosamente apelidada de “Capitã”.

No início da programação foi formada a mesa de abertura, composta pelos convidados: Sávio – Coordenador Nacional do CREAjr, veio exclusivamente de Brasília prestigiar nosso evento; Genivaldo – Assessor Parlamentar do Presidente do CREA-BA; Fábio Leão – Coordenador Estadual do CREAjr-BA; Michele Ramos – Coordenadora da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica; e Carlos Brito – Secretário de Planejamento da Prefeitura de Feira de Santana.

1

Os participantes da mesa expressaram o carinho e a dimensão do programa CREAjr-BA. Michele em especial agradeceu as mulheres por estarem na engenharia e no programa, além de pedir mais lideranças femininas.

Após a Mesa da Abertura do evento aconteceu a Mesa Redonda com Fábio Leão, Jean Hening e Matheus Ladeia falando sobre O papel da Engenharia no futuro do Brasil. No fim da programação de sexta, Matheus continuou no palco, dessa vez, falando sobre: Os desafios de um estudante de engenharia no mundo do empreendedorismo.

2

Todos os participantes do evento ganharam um laço rosa, simbolizando a campanha do Outubro Rosa, mês de combado ao Cancêr de Mama. O CREAjr-BA apoia essa causa!

3

O segundo dia do evento (sábado) começou com mais uma grande novidade: um palco 360º, para oferecer uma experiência incrível aos colaboradores e colaboradoras.

4

Abrindo a programação, Jean Hening falou sobre “O Sistema Confea/Crea”, a galera interagiu e participou com perguntas e comentários para a construção do momento, em sua apresentação, ele introduziu assuntos importantes para o Jogo dos Conselhos, algo inédito no evento. O jogo contou com seis equipes, cada uma simbolizada por uma cor (azul, rosa, amarela, verde, vermelha e prata). Na primeira etapa do game, os participantes responderam perguntas de múltipla escolha sobre o Sistema Confea/Crea e o programa CREAjr, na segunda etapa, as equipes simularam uma plenária decidindo um caso de ética.

5

O momento de construção é essencial para o evento, é nele que os colaboradores tiram suas dúvidas e têm a oportunidade de conhecer mais sobre o sistema, seu trabalho, e o principal: construir juntos novas formas de trabalhar, novas posições e novos pensamentos para o próximo ciclo.

Mesmo com aquela vontade de tirar uma soneca após o almoço, Alirian, convidada para o momento de descontração, trouxe um momento muito lindo de autoconhecimento e reflexão aos participantes, com dança e alguns conhecimentos sobre a arte das mandalas. Finalizou falando da importância de nosso papel enquanto indivíduos na sociedade.

6

Continuando a programação, a apresentação dos Cases de Sucesso foi muito aguardada pelos Núcleos. Os primeiros a se foram Márcio e Rafael do Núcleo Cruz das Almas, eles apresentaram o case: “Um Caso de Motivação”. A galera foi ao delírio, até grito de guerra soltaram!

7

Na sequência Witória, mais conhecida por Wic, falou da “Aula Magna” realizada pelo Núcleo Feira de Santana. Os anfitriões receberam de pé sua apresentadora.

8

O terceiro case foi do Núcleo Salvador, apresentado por Vera e Matheus de um projeto realizado na IES Área 1: “Impulsionando Engenharias”. A galera sentiu muito orgulho em ver seus coordenadores apresentando os resultados de toda a equipe.

9

O Núcleo Salvador apresentou um segundo case, dessa vez com Jéssica e Edson, mostraram muitos resultados e diversas dicas, principalmente dos erros que não devem ser repetidos, com o “Planejamento de Carreiras”.

10

Foram anunciados os dois finalistas da Batalha de Cases: Núcleo Cruz das Almas e Núcleo Salvador. Eles tiveram um tempo para resolver uma problemática e apresentaram aos jurados e os colaboradores presentes, ao fim o Núcleo Salvador foi o grande vencedor da Batalha de Cases, com o “Planejamento de Carreira”.

Nosso podium:

1º LUGAR: Núcleo Salvador – Case: “Planejamento de Carreira”
2º LUGAR: Núcleo Cruz das Almas – Case: “Um caso de motivação”
3º LUGAR: Núcleo Leste – “Aula Magna”
4º LUGAR: Núcleo Salvador – Case: “Impulsionando Engenharias”

11

12

As Eleições para as Coordenações Regionais das seis regiões do estado, aconteceram como último ponto da programação. Cada região foi alocada em uma sala para a apresentação dos candidatos (as) e votação.

A manhã de domingo começou com a apuração das urnas das Eleições do dia anterior. As regiões Norte e Sul não tiveram candidatos (as) ao cargo, sendo assim, seguirá com o edital para esses casos.

Os (as) Coordenadores (as) Regionais para a Gestão 2018:

REGIÃO OESTE – Emanuelle Katryne
REGIÃO SUDOESTE – Fernando Júnior
REGIÃO METROPOLITANA DE SALVADOR – Menézio Neto
REGIÃO LESTE – Witória Santos

Colagem sem título

As Eleições para a Diretoria 2018 acontecerem durando o turno matutino, os candidatos apresentaram suas propostas e esclareceram as dúvidas da Gestão Atual e dos participantes que fizeram presentes no auditório.

O primeiro a apresentar foi Caio Maciel, atual Coordenador da Região Leste, candidato à Diretor de Desenvolvimento. Em segundo, Caio Guedes, atual Coordenador de Comunicação do Núcleo Vitória da Conquista. Em terceiro, apresentou Camilla Silva, atual Assessora de Projetos da Comissão Estadual, candidata à Diretora de Projetos. O quarto e último a se apresentar foi o candidato à Presidência, Yuri Dias, atual Coordenador Estadual de Projetos.

Conheça a Diretoria do CREAjr-BA Gestão 2018:

17

Caio Guedes – Diretor de Comunicação; Yuri Dias – Presidente e Camilla Silva – Diretora de Comunicação

Os cargos de Vice-Presidente e Diretor (a) de Desenvolvimento, ainda não estão preenchidos. Será realizado um edital de indicação para o preenchimento das vagas.

A última programação do II ENESCjr-BA, no domingo a tarde, foi preenchida pelo palestrante Cristiano Saback que proporcionou um momento enriquecedor aos nossos colaboradores e colaboradoras.

18

E depois de tudo, a emoção tomou conta do ambiente, olhinhos brilhando, coração pulsando, vontade de fazer mais e mais e mais e mais e mais… e mais sempre e sempre.

MUITO OBRIGADO!
O ENESCjr-BA é feito para vocês, com todo amor que temos por esse programa e pela vontade de ver pessoas se transformando.

20

Um evento como este não aconteceria sem a ajuda de inúmeras pessoas que não mediram esforços para construir o II ENESCjr-BA sendo os primeiros a chegar e os últimos a sair. A todos da equipe do CREAjr-BA, obrigado pela confiança. A todos da Equipe de construção do II ENESCjr-BA, vocês foram incríveis. Aos funcionários tão dedicados e atenciosos da FTC – Feira de Santana todo nosso carinho e agradecimento. Aos nossos apoiadores Universidade Estadual de Feira de Santana, Touch e Kempetro muitíssimo obrigado, o apoio foi essencial para que o II ENESCjr tivesse a magnitude que obteve.

Aos nossos queridos associados e associadas que despertam em todos nós a vontade de continuar no programa sempre almejando os melhores resultados. É por vocês que fazemos o nosso melhor para entregar o melhor a vocês.

Quer saber mais informações do evento, ver fotos, ler os informativos de cada dia ou baixar seu certificado?
Acesse os links abaixo:

Informativo 1º Dia – Sexta
Informativo 2º Dia – Sábado
Informativo 3º Dia – Domingo
Site Oficial do Evento
Fotos
Certificado Associado (a)
Certificado Colaborador (a)

Se quer esclarecer alguma dúvida sobre o evento, reclamações, sugestões e/ou elogios encaminhe uma mensagem para: enescjrba@gmail.com.

Obrigado a todos e a todas. Que venha o III ENESCjr-BA.